Histórico
A SOMAR – Sociedade Maçônica Regional nasceu na década de 80 com o nome de Conselho de Veneráveis, quando Veneráveis Mestres das Lojas de Blumenau reuniam-se com a finalidade de tomarem decisões comuns que iam além das suas Lojas, para trocarem ideias, relatarem o que se passava em suas Lojas e para conhecerem-se melhor.

Era realizado uma reunião mensal seguida de um almoço, sempre numa sexta-feira no antigo restaurante Frohsinn. Este conselho tomou forma e hoje, todos os Veneráveis das Lojas de Blumenau, Timbó, Gaspar, Indaial, Rio dos Cedros, Rodeio e Pomerode de todas as Potências e Ritos aderiram à ideia e se associaram a Somar.

Em 27 de fevereiro de 2012 em Sessão Magna Pública para comemorar a abertura do ano maçônico em Blumenau e região, foi realizada no Viena Park Hotel, com a presença de mais de 300 convidados, o Conselho de Veneráveis Mestres ganhou oficialmente uma nova identidade, passou a chamar-se SOMAR – Sociedade Maçônica Regional do Médio Vale do Itajaí, tornando-se uma entidade jurídica. Assim nasceu a SOMAR, para continuar contribuindo para a nossa sociedade regional.

A Somar continua a se reunir mensalmente em caráter ordinário uma vez por mês, conforme agenda, sempre na última sexta-feira, atualmente, na Sociedade Beneficente Palmeira da Paz, à rua Buenos Aires, nr. 133, no Bairro Ponta Aguda em Blumenau.

Participam das reuniões da Somar todos os Veneráveis Mestres, ou seus representantes, das Lojas dos Orientes de Blumenau, Timbó, Gaspar, Indaial, Rio dos Cedros, Rodeio e Pomerode. Também podem participar os demais Obreiros das Lojas, Presidentes de corporações filosóficas, Delegados, Coordenadores das Potências, Membros das comissões, conselho e diretoria da SOMAR. Participam também Palestrantes e Convidados especiais (inclusive profanos) a critério do Presidente da SOMAR.

Objetivos
A Somar como associação tem os seguintes objetivos:
– Ser a porta-voz da Maçonaria junto à comunidade regional;
– Possibilitar a amizade, a integração e a confraternização entre os dirigentes de Lojas;
– Deliberar sobre ações conjuntas a serem implementadas por todas as Lojas da região;
– Buscar condutas e práticas comuns no sentido de fortalecer a Ordem na região;
– Tornar a comunicação rápida e eficiente entre os dirigentes e obreiros das Lojas;
– Integrar os Irmãos, as potências e as entidades paramaçônicas;
– Fornecer uma agenda comum e integrada das sessões e solenidades das Lojas da região.

Missão
Promover a integração da maçonaria e o desenvolvimento da região do Médio Vale do Itajaí, atuando junto à sociedade de forma ativa e discreta pela participação nos organismos sociais, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da comunidade.

Visão
Ser referência de união em prol da comunidade.

Valores
– Ética;
– Integridade;
– União;
– Respeito à autonomia das lojas e potências.