mar 24

A SOMAR Vale Europeu, entidade que engloba Lojas Maçônicas pertencentes aos municípios de Blumenau, Gaspar, Timbó, Pomerode e Indaial, promoveu no dia 15 de março, na Rivage Eventos em Blumenau, a abertura do Ano Maçônico de 2022 para as suas Lojas filiadas.

O tradicional e esperado evento contou com a presença dos Grãos-Mestres das potências regulares estabelecidas em Santa Catarina. Representando o GOB-SC o Eminente Grão-Mestre Altair Salésio Rodrigues, representando o GOSC o Poderoso Grão-Mestre Adjunto Abelardo Camilo Bridi e representando a MRGLSC o Sereníssimo Grão-Mestre Flávio Rogério Pereira Graf.

A mesa de trabalhos ainda foi composta pelo presidente da SOMAR Vale Europeu, Sr. Marlon Hudson Batisti Lozovoy, pela Excelentíssima vice-prefeita de Blumenau, Sra. Maria Regina Soar, pelo Excelentíssimo prefeito de Pomerode, Sr. Ércio Krieck e pelo palestrante da noite, Sr. Ney da Nóbrega Ribas, empreendedor social e gestor da Força Tarefa Cidadã do Observatório Social Brasil.

O evento teve seu início às 19h45 com a composição da mesa diretora dos trabalhos, composição esta auxiliada com brilhantismo pelas Filhas de Jó e DeMolays.

A palestra da noite, apresentada pelo irmão Ney da Nóbrega Ribas, teve como tema: “Como a Maçonaria pode fazer a diferença em nossa cidade, estado, país”. Com a costumeira empolgação o palestrante pode mostrar como o engajamento nos conselhos e órgãos municipais pode efetivamente mudar o rumo das cidades. Cobrou maior dedicação e comprometimento dos maçons na participação efetiva e concreta nas ações locais. Finalizou cantando o “Hino da cidadania”, de letra de Antonio Camargo de Maio, composta por José Ribeiro “Tijolo”. Uma palestra que contagiou a todos os presentes.

O evento contou com a participação de aproximadamente 400 pessoas, sendo irmãos das 34 Lojas que compõem a SOMAR Vale Europeu, autoridades civis, militares e maçônicas, políticos locais, estaduais e federais.

Ao término do evento entidades paramaçônicas puderam se apresentar. Por ordem, as integrantes da Colméia Zumi Zumi, meninas com parentesco maçônico entre 6 e 10 anos, representadas pela Abelha Rainha Sophie Coradt Diniz, fizeram uma breve alocução convidando as filhas dos presentes a participarem nessa ordem iniciática que busca objetivar em suas reuniões lúdicas o filantropismo e beneficência. Na sequência as Filhas de Jó, meninas com parentesco maçônico entre 10 e 20 anos, do Bethel Queren Hapuc nº 004, representadas pela Honorável Rainha Júlia Helena Soar, puderam apresentar-se. Falaram sobre os objetivos da ordem e incentivaram os presentes que levem suas filhas a participar das suas atividades. Na sequência os DeMolay´s do Capítulo Cavaleiros do Vale nº995, representados pelo Mestre Conselheiro Francisco Henrique Huebes, e os DeMolay´s do Capítulo Vale do Itajaí nº79, representados pelo Mestre Conselheiro Gustavo Lúcio Gomes da Rocha, apresentaram os ideais e princípios desta ordem iniciática, bem como convidaram os filhos dos maçons, com idade entre 12 e 20 anos a participarem de suas atividades em seus respectivos capítulos. Finalizando, os Shriners de Santa Catarina, representados pelo Diretor Regional do Templo SALAH, o nobre Luiz Eduardo da Silva de Barros, puderam apresentar suas obras assistenciais e fundamentos da ordem Shriner.

Após os trabalhos encerrados, foi servido um jantar comemorativo ao evento que buscou estreitar os laços dos irmãos das mais diversas Lojas e Orientes.

O evento foi coberto de total êxito, mostrando a força e união da Maçonaria Regional.